Nosso último artigo publicado sobre o desempenho de estacas tipo hélice contínua monitorada na ocasião do XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e Desenvolvimento Urbano – COBRAMSEG 2018.
XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica Geotecnia e Desenvolvimento Urbano COBRAMSEG 2018 – 28 de Agosto a 01 de Setembro, Salvador, Bahia, Brasil ©ABMS, 2018
Alexsander Silva Mucheti Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Engestrauss Engenharia e Fundações, Proeng Geotecnia, São Paulo, Brasil, alexmucheti@gmail.com
Paulo José Rocha de Albuquerque Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, Brasil, pjra@fec.unicamp.br
Tiago Garcia Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, Geoprova Engenharia Ensaios e Monitoramento, Campinas, Brasil, tiago@geoprova.com.br
RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o comportamento geotécnico de estacas tipo hélice contínua monitorada, por meio de provas de cargas prévias (prova de carga de projeto) em subsolo característico da cidade de Santo André, Região Metropolitana da cidade de São Paulo.
Analisa-se os resultados de doze provas de cargas estáticas, sendo seis ensaios para estacas de diâmetro 40 cm, três para estacas de 50 cm e três para estacas de 60 cm, comprimentos entre 15 e 17 m. Para o estudo dispõe-se de 13 sondagens a percussão com medida de torque (SPT-T) distribuídos ao longo do local. Para obtenção da carga de ruptura Qrup, as provas de carga tiveraram suas curvas carga vs deslocamento extrapoladas por quatro métodos, Décourt (1996), Chin (1976), Van der Veen (1953) e Van der Veen (1953) modificado por Aoki (1976). A previsão da capacidade de carga das estacas foi estimada por seis métodos semiempíricos: Aoki e Velloso (1975), Pedro Paulo da Costa Velloso (1979), Décourt e Quaresma (1996), Teixeira (1996), Alonso (1996) e Antunes e Cabral (1996). Os resultados apontaram o grande potencial da utilização de provas de carga prévias na reformulação e ajustes dos modelos físico-matemáticos, utilizados como premissas para o dimensionamento dos elementos de fundação.
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