side-area-logo

Sobre a Empresa

Sediada na cidade de Santo André desde o ano de 1985, no ramo de Engenharia de Fundações, a Engestrauss tem como atividade os segmentos de Estacas do tipo Hélice Continua Monitorada, Sondagem à Percussão, de Estacas do tipo Mini Hélice Continua Monitorada Solo Grampeado e Concreto Projetado.

Diferencial

Nossa empresa conta com profissionais graduados em Engenharia Civil, Administração, Direito, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Automação Industrial, além de técnicos em diversas áreas, garantindo uma sólida estrutura administrativa e operacional.

Com tudo isto a oferecer, somado aos recursos e muitos anos de experiência adquirida, a Engestrauss está certa que poderá atender plenamente todas as expectativas técnicas e comerciais do mercado e de seus clientes.

Para garantir o rápido atendimento e acompanhar todas as etapas do processo de um serviço contratado (vistorias prévias, programações e acompanhamento técnico) o grupo ENGESTRAUSS disponibiliza engenheiros, tecnólogos e técnicos devidamente capacitados e treinados, organizados por grupos de atuação.

Além disto, mantém o serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho com recursos humanos acima da previsão legal, complementando com treinamento técnico e comportamental mais assíduo, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e produtivo.

Sempre voltada a inovações tecnológicas, no ano de 2001 a Engestrauss idealizou um equipamento de pequeno porte que pudesse atender ao mercado de pequenas cargas estruturais com produtividade e qualidade.

Após várias consultas a empresas fabricantes de equipamentos com tecnologia em fundações, desenvolvemos com a EGTecthcnology na Itália o equipamento idealizado com as características exigidas pela Engestrauss.

Surge então a primeira Hélice Contínua Monitorada com Trados Segmentados que chega ao Brasil em 2002, e em Janeiro do ano seguinte desenvolvemos o alimentador automático de trados (hélices), fundamental para consagrar a viabilidade deste novo processo executivo no Brasil.

Esta nova concepção de máquina incorpora toda a tecnologia e processo executivo das máquinas tipo Hélice Contínua com Trado Contínuo, com a versatilidade de um equipamento mais compacto, atendendo cargas de até 80tf.

O destaque á a possibilidade de execução de fundações com o pé direito a partir de 8,5m e execução das estacas com distância do eixo à divisa de 35cm, com consequente redução do dimensionamento de eventuais vigas alavancas.

As fases de execução são as mesmas da Hélice Contínua convencional e o monitoramento contínuo da estaca é executado através da utilização de um computador, com mostrador digital, instalado no painel de operação do equipamento e sensores colocados na máquina.

Segurança do Trabalho

O objetivo do departamento de segurança e saúde no  trabalho – DSST é planejar e coordenar as ações de fiscalização dos ambientes e das condições de trabalho, prevenindo acidentes e doenças do trabalho, protegendo a vida e a saúde dos trabalhadores.

O departamento conta com profissionais capacitados e treinados para elaborar e manter a documentação sempre atualizada.

Apoio à Pesquisa

O grupo ENGESTRAUSS sempre apoiou e incentivou trabalhos acadêmicos e científicos em nível de graduação, mestrado e doutorado. Participou de trabalhos importantes sobre Estacas tipo Strauss, Estacas tipo Hélice Segmentada Monitorada, Estacas tipo Hélice Contínua Monitorada, Provas de Carga sobre Placas e Solo Grampeado, entre outros.

O grupo ENGESTRAUSS também identificou a necessidade de equipamentos de pequeno porte para a execução de Estacas tipo Hélice, e trabalhou em conjunto com fabricantes italianos que ajustaram as máquinas de Hélice Contínua com o uso de Trado Segmentado, inclusive com inserção de monitoramento. Este produto mostrou-se  extremamente adequado às condições brasileiras e é de uso corrente em todo território nacional, já sendo fabricado por empresas locais.

Experimentações e Experiências Acumuladas

Na busca de novas tecnologias para aumentar cada vez mais o nível de detalhamento e confiabilidade nos resultados apresentados, a Engestrauss tem pesquisado um equipamento de “Georadar”, através do qual, utilizando-se ondas eletromagnéticas emitidas por antenas multifrequenciais em direção ao subsolo, busca-se através da reflexão do sinal no meio geológico analisar a característica deste solo, baseado nas características dielétricas destes. Estima-se identificar através deste equipamento contaminações e tubulações, análise este que vem complementar os estudos ambientais realizados pela Engestrauss.

A Engestrauss também desenvolveu pesquisa para novas soluções com desempenho racional dos recursos na construção civil, com ênfase nos resíduos sólidos produzidos por esta, realizando testes com a montagem de uma Unidade de Recepção, Triagem e Tratamento de Resíduos Sólidos, com ênfase, numa primeira etapa, aos resíduos inertes, oriundos do setor da construção civil, onde se destacam em maior quantidade os materiais: cerâmico, concreto e madeira.

Com isto, estimulando a responsabilidade social, destaca a necessidade de preservação dos recursos naturais, cada vez mais escassos, visando a gestão de resíduos sólidos da construção civil.

     

Estaca Hélice Contínua Monitorada com Trado Segmentado

Sempre voltada a inovações tecnológicas, no ano de 2001 a Engestrauss idealizou um equipamento de pequeno porte que pudesse atender ao mercado de pequenas cargas estruturais com produtividade e qualidade. Após várias consultas a empresas fabricantes de equipamentos com tecnologia em fundações, desenvolvemos com a EGTecthcnology na Itália o equipamento idealizado com as características exigidas pela Engestrauss.

Surge então a primeira Hélice Contínua Monitorada com Trados Segmentados que chega ao Brasil em 2002, e em Janeiro do ano seguinte desenvolvemos o alimentador automático de trados (hélices), fundamental para consagrar a viabilidade deste novo processo executivo no Brasil.

Esta nova concepção de máquina incorpora toda a tecnologia e processo executivo das máquinas tipo Hélice Contínua com Trado Contínuo, com a versatilidade de um equipamento mais compacto, atendendo cargas de até 80tf.

O destaque á a possibilidade de execução de fundações com o pé direito a partir de 8,5m e execução das estacas com distância do eixo à divisa de 35cm, com conseqüente redução do dimensionamento de eventuais vigas alavancas. As fases de execução são as mesmas da Hélice Contínua convencional e o monitoramento contínuo da estaca é executado através da utilização de um computador, com mostrador digital, instalado no painel de operação do equipamento e sensores colocados na máquina.

Divisão Ambiental

A Engestrauss sempre atenta às necessidades de mercado e visando atendimento as várias normas e resoluções do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, criou em 2002 o Departamento de Engenharia Ambiental, Geoquímica e Geofísica.

Contando com profissionais especializados, bem como assessores ambientais com formação técnica na CETESB está apta a desenvolver sob consulta métodos de análises de acordo com as necessidades pontuais de nossos clientes.

Dentre inúmeras atividades, elencamos algumas disponibilizadas para o mercado:

  • Laudo de Passivo Ambiental;
  • Remediação de Fase Livre;
  • Gerenciamento Ambiental;
  • Análise de Risco;
  • Remediação de Água;
  • Laudo Pedológico;
  • Laudo Hidrogeológico.