Estaca Hélice Contínua Monitorada
Perfuratriz de última geração, fabricada na Itália para atendimento à modalidade fundações profundas “Moldado in loco”, executada por meio da introdução de trado contínuo até a cota de projeto e injeção de concreto sob pressão controlada, através da haste central do trado, simultaneamente à sua retirada do terreno. Traduz o que há de mais moderno e eficaz na execução de estacas pelas características que apresenta.
Elencamos abaixo algumas características deste equipamento:
– Ausência de vibrações – Indicada em áreas críticas como centros urbanos, construções não confiáveis em sua estrutura.
– Baixo Nível de Ruído – Níveis inferiores à 80 decibéis. Adequa-se em áreas onde o barulho é indesejável: escolas, hospitais, áreas residenciais etc.
– Alta Produtividade – Média de 250 metros de estaca por dia mesmo em solos com SPT’s (Standard Penetration Test) acima de 50 golpes (exceto rocha e matacões), inclusive com a presença de lençol freático.
– Alta versatilidade – O mesmo equipamento pode executar estacas com capacidade de cargas diferentes em diâmetros de 25 cm a 120 cm (vide catálogo técnico).
– Monitoramento Contínuo – Todos os equipamentos são dotados com microcomputador de bordo que permite o monitoramento contínuo a cada estaca produzida com registro em software e posterior impressão de relatórios e gráficos com informações de inclinação de haste, profundidade de perfuração, pressão de injeção, vazão e consumo de concreto, desenho do provável perfil da estaca, torque e velocidade de rotação da hélice.
Monitoramento Remoto
As perfuratrizes do grupo ENGESTRAUSS são monitoradas remotamente via GPRS/GPM. Todo o processo de execução das estacas (perfuração e concretagem) pode ser acompanhado em tempo real do escritório.
Utilizando a mesma tecnologia, é possível baixar toda a produção salva (armazenada) nos equipamentos, acelerando o processo de entrega de relatórios.
Vantagens:
- Acompanhamento em tempo real da execução das estacas em nosso escritório por profissional gabaritado.
- Detecção de possíveis falhas durante a execução.
- Acompanhamento constante da injeção de concreto, controlando a integridade e o consumo do concreto utilizado em cada estaca.
- Eficiência na entrega dos relatórios quando solicitados pelo cliente.
Sondagem à Percussão
A Sondagem à Percussão é uma atividade de grande importância no seguimento de fundações. Através da Sondagem à Percussão avalia-se a necessidade ou não de fundações profundas, inclusive a mais econômica e o dimensionamento da mesma de acordo com as cargas estruturais.
Agregamos à Sondagem a Percussão (SPT) ensaio de Medidas de Torque (SPT-T) oferecendo subsídios a Engenheiros Calculistas e Consultores de Fundação que poderão aliviar profundidade do estaqueamento em função desta informação.
A Engestrauss que se caracteriza em priorizar o conceito de tecnologia está importando da Itália um equipamento que agregará este conceito com qualidade e produtividade.
Algumas características de nosso serviço de Sondagem à Percussão:
- NBR 6484 – Método Executivo
- NBR 6502 – Termos técnicos relativos aos materiais da crosta terrestre
- NBR 7250 – Identificação e formulação da nomenclatura descrita na amostra de solos.
- NBR 9603 – Análise qualitativa do solo.
- NBR 8036 – Programação das sondagens de simples reconhecimento.
- Execução de Sondagem a Percussão com medidas de torque, máximo e residual
- Estrutura de apoio com laboratório de mecânica de solos e especialistas em análise e classificação de solos
- Equipamentos permanentemente revisados e calibrados mantendo-os em condições operacionais
- Laudo de perfil geotécnico com informações adicionais do “norte magnético” e relatório fotográfico da obra
A Engestrauss disponibiliza também para o mercado a execução de “Ensaio de Infiltração” de acordo com a NBR 7229/1993.