Estacas do Tipo Hélice Contínua Monitorada, trata-se de estacas moldadas in-loco, para servirem como fundações profundas, escavadas por trado mecânico contínuo, servindo como escoramento provisório do próprio furo. Junto ao eixo do trado encontra-se a tubulação, que é utilizada para introdução do concreto dentro da escavação simultânea e gradativamente à retirada do trado.
![]() |
![]() |
O uso de estacas do tipo hélice-contínua monitorada foi desenvolvido nos Estados Unidos. No Brasil, esse tipo de estaca é usado desde 1987 e sua aplicação vem demonstrando grande crescimento principalmente em regiões metropolitanas, onde as vibrações provocadas pelos bate-estacas podem gerar patologias nas edificações limítrofes.
É muito difícil afirmar que o sistema “hélice-contínua monitorada” seja predominante na construção de edifícios no País, pois a escolha de um sistema de fundações depende de muitas variáveis envolvidas, como: a intensidade dos esforços solicitantes nas fundações; a existência de edifícios limítrofes; a topografia do terreno; a disponibilidade de sistemas de fundações na região onde será construído o edifício; o custo das fundações, o perfil geotécnico do terreno, entre outros.
Cabe ao engenheiro civil, fazer uma análise técnica e orçamentária para definir qual o tipo de fundação indicado para o edifício em questão. Contudo, pode-se afirmar que nas regiões metropolitanas, onde há grande densidade de construções e, para edifícios altos, o sistema de fundação hélice-contínua monitorada é muito competitivo e vem ganhando muito espaço nas últimas décadas.
Perfuratriz de última geração, fabricada na Itália para atendimento à modalidade fundações profundas “Moldado em Loco”, executada por meio da introdução de trado contínuo até a cota de projeto e injeção de concreto sob pressão controlada, através da haste central do trado, simultaneamente à sua retirada do terreno. Traduz o que há de mais moderno e eficaz na execução de estacas pelas características que apresenta.
Elencamos abaixo algumas características deste equipamento:
– Ausência de vibrações – Indicada em áreas críticas como centros urbanos, construções não confiáveis em sua estrutura.
– Baixo Nível de Ruído – Níveis inferiores à 80 decibéis. Adequa-se em áreas onde o barulho é indesejável: escolas, hospitais, áreas residenciais etc.
– Alta Produtividade – Média de 250 metros de estaca por dia mesmo em solos com SPT’s (Standard Penetration Test) acima de 50 golpes (exceto rocha e matacões), inclusive com a presença de lençol freático.
– Alta versatilidade – O mesmo equipamento pode executar estacas com capacidade de cargas diferentes em diâmetros de 25 cm a 120 cm (vide catálogo técnico).
– Monitoramento Contínuo – Todos os equipamentos são dotados com microcomputador de bordo que permite o monitoramento contínuo a cada estaca produzida com registro em software e posterior impressão de relatórios e gráficos com informações de inclinação de haste, profundidade de perfuração, pressão de injeção, vazão e consumo de concreto, desenho do provável perfil da estaca, torque e velocidade de rotação da hélice.
![]() |
![]() |
![]() |